quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Salsa - Cuba


Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor". Resultado da mescla e da fusão de distintos gêneros da música cubana, principalmente o Son (conhecido como a salsa cubana - originou-se do danzón, dança parecida com um bailado medieval, uma mistura de derivados hispânicos e elementos africanos, bastante praticada em Cuba no século XIX), e a Rumba e seus derivados, com elementos de outros gêneros caribenhos como a Bomba, a Plena, a Cumbia, de gêneros latino-americanos como o Samba e o Tango.  

  Podemos dizer que a Salsa é música, principalmente, do Caribe mulato com perspectiva pan-americana criada em um meio social pluricultural e hostil a novas tradições e costumes.
 
  O ritmo nasceu nos campos do oriente cubano nas comunidades rurais (não muito longe de Santiago e Guantánamo), na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e logicamente africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar nas cidades no início do século XIX se converteu rapidamente no favorito de todos. No seu início, a Salsa foi duramente criticada , pois era música irreverente proveniente do subúrbio, seu impacto em Nova York e em todo o Caribe foi avassalador. 

  Em 1909 fez sua entrada em Havana, nas mãos dos soldados do exército permanente do governo da época. Mas não é até 1920 que aparece o Sexteto Habanero, um grupo que marcou o estilo que se distingue do son, formato que predominou nos grupos dessa época era: Contrabaixo, Três (guitarra que tem 3 pares de cordas), Guitarra, Cravo, Maracas, Voz e uma Trompete (opcional).

  Nos anos 60, ocorreu um fenômeno denominado salsa boom: foi quando este ritmo começou a ser tocado e dançado em diversas partes do mundo. No final da década de 70, a salsa abandonou os temas que abordavam a realidade dos bairros latinos em favor de letras românticas. Com isso, apesar das críticas, o ritmo começou a mudar de estilo. Atualmente, Miami e Porto Rico são os lugares onde aparece uma salsa moderna, enquanto em Cuba, devido ao regime político, o ritmo estagnou-se. 

0 comentários: