quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cueca - Chile

As origens da chilena ou cueca tradicional se encontram na tradição oral recebida do povo árabe-andaluz que acompanhou o conquistador na sua passagem ao Novo Mundo, a que mantém a herança poético-musical árabe chegada à Península Ibérica a partir da dinastia dos Omeya, no século VIII. A versão mais comum sobre a origem da cueca diz que ela está relacionada ao ritmo zamaceca peruano, uma versão sul-americana do Fandango espanhol influenciada pelo crioulo africano.

Na América se preservaram traços musicais provenientes da herança musical de uma Espanha tridimensional: cristã, judia e muçulmana. Essa tradição se manteve principalmente por meio da mestiçagem racial e cultural que caracteriza o continente, especialmente por via paterna, e chegou com notável fidelidade até os dias atuais. Graças à persistência da tradição oral é possível recuperar e reconstruir versões originais de espécies que já desapareceram nos seus lugares de origem e que se mantiveram no tempo, com uma enorme força de identidade.Durante o período colonial, essas expressões tradicionais se mantiveram na penumbra, toleradas oficialmente como bailes da terra, alcançaram novo vigor com o processo da independência, para serem posteriormente perseguidas pela sua imensa capacidade de coesão e identidade; justamente pela condição insular do Chile, preservou a sua força mestiça e a tradição árabe-andaluz recebida a partir da Conquista.

A chilena ou cueca tradicional interpreta e trata de reproduzir a perfeicão do universo criado por Deus, suas relações matemáticas e a harmonia da evolução dos corpos celestes; há, assim, uma verdadeira interpretação da chamada música das esferas expressa na cultura.

A cueca revela importantes relações com outras espécies musicais da tradição popular, tais como a cumbia, a tonada, o tango, a marinera - que não é outra coisa que a cueca -, a valsa e a canção, assim como com jogos populares que poderiam ser denominados de cosmológicos.

0 comentários: