quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Maracatu - Brasil

De origem africana,com elementos indígenas e portugueses,tinha no passado uma característica altamente religiosa, dançavam-se mais em festas religiosas ,diante das igrejas,e algumas vezes em em festas cívicas, porém hoje é apenas para o divertimento carnavalesco.Baseado em elementos religiosos e profanos das antigas festas coloniais de Coroação dos Reis Negros eleito pelos escravos com a função simbólica de líder. 

A palavra Maracatu, não há certezas quanto ao seu significado , alguns pesquisadores acreditam que esta palavra é de origem indígena com o seguinte significado (Maracá = instrumento musical / Catu = bom,bonito). Já outra corrente de pesquisadores acreditam que o nome Maracatu deriva da dança dos bondos de Luanda.

O maracatu é um ritmo traditional do nordeste do Brasil. Em Recife e Olinda, no coração de Pernambuco, desenvolveu-se a mais de 400 anos da música e da tradição dos escravos proveniente na maioria do Congo da tribo de Nagô. 



Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatus de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu. 

Assim como nas outras agremiações, cada maracatu tem uma batida ou baque próprio. O instrumental do brinquedo, composto de tarol, caixa de guerra, mineiro, agbê, gonguê e alfaias (tambores confeccionados com madeira), também varia em número e tipo, e é comandado pelo Mestre de Apito.

Fortemente ligadas às religiões de matriz africana, em especial, o Candomblé, as Nações mais "tradicionais" encontram nos símbolos, cânticos, danças, indumentárias e adereços estreitas relações com os orixás e outras entidades. É uma manifestação artística de modelo europeu e espírito africano, num movimento de luta, resistência e preservação das práticas culturais afro-brasileiras.

0 comentários: