quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Joropo - Venezuela


Joropo é, por excelência, a dança típica da Venezuela, embora também sejam destacadas a Salsa e La Locaína. Alguns acreditam que a palavra Joropo provém de xarope, palavra árabe que significa jarabe (bebida, porção). Além disso, pensa-se que o Joropo veio da Europa, pois possui formas e maneiras semelhantes ao flamengo e a outros bailes da região da Andaluzia, na Espanha. Essa semelhança se deve à fusão cultural que se deu na Venezuela à época da colonização. 

 Existem três tipos de Joropo. O de Llanero, que se caracteriza por sapateado forte do homem e passos muito sutis da mulher). Já o Tuyero central, comum na parte central do país, é mais pausado, mas seu ritmo é mais acelerado. E há também o Oriental, que se usa para celebrar a Cruz de Mayo, na parte Leste do país. 

 Os dançarinos ficam em um círculo e giram ao contrário dos ponteiros do relógio, formando figuras tradicionais. O homem guia a mulher e esta o segue. São quatro os instrumentos típicos para se tocar o Joropo: o bandolim, uma espécie de viola, um tipo de harpa e as maracas.

 Na verdade,o Joropo não é só um estilo musical, também é dança, e representa uma festa popular, é um baile alegre e divertido e reúne seus participantes,em cada zona geográfica toma sua própria essência, e e desenvolve diferentes figuras e passos em cada lugar, existindo assim figuras básicas que os identificam..

 Não é por acaso, aliás, que Niento não reluta em afirmar: “El Joropo es el alma de Venezuela hecha canción”.

0 comentários: